Notícias

Curso orienta para reuso da água e de efluentes

Capacitação promovida pela Proamb será na UCS, em Caxias

    A busca pelo desenvolvimento sustentável requer práticas que apontem para o uso consciente dos recursos naturais, captando os avanços da ciência como aliado nesse desafio. Um bom exemplo da aplicação prática desse conceito está na reutilização da água e de efluentes, tema do próximo curso que a Fundação Proamb desenvolve em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

    Entre os dias 22 e 24 de novembro, no campus sede, o professor da UCS, Lademir Beal, repassa por conteúdos como a legislação pertinente, os parâmetros de saúde pública, a qualidade do efluente e o seu reúso na indústria, entre outros temas. Muitos são os ganhos que uma empresa pode gerar ao implantar um programa de reutilização de efluentes. No caso de optar pelo tratamento, eles podem ser utilizados para irrigação, para limpeza e até mesmo para geração de energia, por exemplo. Ou até mesmo voltar para o mesmo ciclo de produção. A economia, portanto, é evidente com o reaproveitamento, já que a empresa reduz o consumo de água e ainda otimiza seus processos.

    Outro avanço para as companhias que promovem esse tipo de prática é o reforço na imagem como empresa ciente de suas responsabilidades ambientais, promovendo empatia na sociedade em que está inserida. A mesma lógica de reutilização de água também pode ser aplicada numa residência ou em condomínios. Por meio de uso de cisternas, a água da chuva pode ser armazenada para regar jardins ou lavar o carro, por exemplo.

    O ministrante do curso, Lademir Beal, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
O que: curso Reúso de Água e Efluentes, promovido pela Proamb
Quando: dias 22, 23 e 24 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Onde: Universidade de Caxias do Sul, campus sede
Quanto: R$ 866,67, ou parcelado em até cinco vezes. Clientes Proamb, acadêmicos e egressos da UCS, R$ 780 ou parcelado em até cinco vezes Inscrições: até 21 de novembro, no site www.ucs.br, na aba Extensão, em Extensão/Cursos e, após, Ciências Exatas e Engenharias
Informações: (54) 3055-8700

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99705.8316
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb