Engenharia

Programa de Eficiência Industrial

Programa de Eficiência Industrial

A Fundação Proamb Engenharia leva a empresas, de qualquer segmento e porte, serviços que contribuem de forma eficaz para o incremento da eficiência industrial. Os serviços que integram o Programa de Eficiência Industrial podem ser prestados de forma pontual ou abordarem um projeto mais amplo, que englobe vários itens que merecem maior atenção dentro da operação da empresa.

 

 

 

Água e Efluentes

Tratamento de efluentes e reuso de água como uma estratégia econômica para as empresas

É evidente a importância que a água ganhou nos processos industriais nos últimos anos. A previsão é que seu custo se elevará nos próximos anos, devido às dificuldades de acesso e tratamento. Assim, cresce a importância do reúso de água como estratégia para as empresas obterem redução de custos.

Para a indústria, que em muitos casos não necessita de água potável, uma das alternativas mais aplicáveis é a reciclagem do recurso. Isso é possível por meio do tratamento dos efluentes industriais. A água descartada pela indústria não tem os parâmetros necessários para o consumo humano, mas pode ser reutilizada para outros fins. Por exemplo, a indústria aplica em torres de resfriamento, caldeiras, lavagem de maquinário e de pátios, entre outros.

 Como a Fundação Proamb Engenharia pode contribuir com a sua empresa em tratamento de efluentes e reutilização de água?

Além de auxiliar sua empresa no projeto de estações de ETE e ETA e gestão das mesmas, temos uma equipe de profissionais qualificados para desenvolver soluções para reúso de água, permitindo a redução da utilização desse recurso e custos com a captação. Acompanhe os serviços:

 

           Projetos de estação de tratamento de efluentes industrial e sanitário (ETE) e projetos para tratamento de água (ETA) 

Elaboramos o projeto de estações de ETE e ETA, acompanhamos a partida e fazemos o monitoramento da mesma, caso haja necessidade.

 

Gerenciamento de ETE

Dispomos de profissionais qualificados para fazer todo o controle e gerenciamento dos efluentes líquidos industriais, incluindo otimização da ETE.

 

Testes de tratamento de efluentes

Executamos testes para que seja indicado o melhor tratamento.

 

Otimização de custos de uma ETE

Realizamos a avaliação da ETE e propomos sugestões de melhoria para redução de custos com o tratamento.

 

Recuperação do efluente final

Fazemos a avaliação e propomos sugestões para reutilização do efluente final no processo produtivo, ou para outros fins.

 

Análises de laboratório

Contamos com laboratórios parceiros credenciados pelo órgão ambiental para realização de análises periódicas obrigatórias no efluente.

 

Toxicidade de efluentes

Contamos com laboratórios parceiros credenciados pelo órgão ambiental para realização de análises de toxicidade no efluente quando há obrigatoriedade da licença de operação.

 

Otimização e reúso de água

Elaboramos projetos para otimização e reúso de água nos processos industriais.

 

Uso de água das chuvas

Elaboramos projetos de captação e reúso de água da chuva.

 

Tratamento águaLavadores de gases

Fornecemos orientações sobre qual o tratamento mais adequado para lavadores de gases.

 

Tratamento água da caldeira

Fornecemos orientações sobre qual o tratamento mais adequado para água da caldeira.

 

Cálculo de torres de resfriamento

Realizamos cálculos para o melhor rendimento de torres de resfriamento.

 

 

Treinamentos Relacionados

 - Tratamento e operação de ETE.

Gestão de Resíduos Sólidos

Porque implementar gestão de resíduos sólidos na empresa?

Minimizar resíduos também significa aumentar o grau de emprego de insumos e energia usados na produção, isto é, produzir produtos e não resíduos, garantindo processos mais eficientes. Para a empresa, a minimização de resíduos não é somente uma meta ambiental, mas, principalmente, um programa orientado para aumentar o grau de utilização dos materiais, com vantagens técnicas e econômicas.

Como a Fundação Proamb Engenharia pode contribuir para sua empresa?

Além de estar estruturada e capacitada a auxiliar sua empresa na diminuição da geração dos resíduos sólidos, a Fundação Proamb é a única empresa no estado do Rio Grande do Sul que possui uma unidade própria de coprocessamento (processo que destrói os resíduos de forma definitiva, eliminando os passivos ambientais da empresa) para resíduos sólidos industrias. Também dispõe de aterro industrial, certificado conforme a norma ISO 14001.

Para gestão dos resíduos sólidos dispomos dos seguintes serviços: 

 

 

Implementação de produção mais limpa (P + L) e método Lean

O princípio básico da metodologia de produção mais limpa (P+L) é eliminar a poluição durante o processo de produção, aumentando a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados durante o processo produtivo.

O método Lean, ou sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise e elementos/processos à prova de falhas.

 

PGRS, PGRCC e PGRSS

Conforme Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas devem manter atualizado o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, plano de gerenciamento de resíduos da construção civil e plano de gerenciamento de resíduos da saúde de acordo com o seu seguimento.

 

Projeto central de armazenamento temporário (central de resíduos)

Antes de serem destinados, os resíduos devem permanecer em uma central temporária de armazenamento, que precisa ser construída conforme as normas NBR 12235 e 11174, garantindo a segurança e evitando a contaminação do solo e da água.

 

Disposição de resíduos sólidos (coprocessamento e aterro)

Destinação correta e segura para os resíduos. Na técnica de coprocessamento o resíduo é eliminado. Para os resíduos onde não seja possível o coprocessamento, a Fundação Proamb oferece seu aterro industrial certificado com ISO 14001.

 

Remediação de solo e área contaminada

Nos casos de contaminação do solo, como por exemplo, com óleo, após avaliação, elaboramos um plano de ação e apresentamos as alternativas para disposição do resíduo que possa ser gerado.

 

Treinamentos relacionados

- Gestão de resíduos sólidos, incluindo legislação aplicada.

- Produção mais limpa como ferramenta para diminuição de resíduos e custos.

 

Eficiência Energética

Porque implementar um projeto de eficiência energética?

Um projeto de eficiência energética permite que se reduza a intensidade do uso de energia e estimula a eficiência e o combate ao desperdício, o que  resulta em redução de custos no consumo de energia. Construções mais eficientes, com aproveitamento da luz solar e da ventilação naturais e, até mesmo, ações mais simples, como a troca das lâmpadas utilizadas na iluminação por modelos mais eficientes, são atitudes sustentáveis que colaboram para redução de custos nas empresas.

Como a Proamb pode ajudar você nesse processo?

Dispomos de profissionais capacitados e empresas parceiras para os seguintes serviços na área de eficiência energética:

 

Avaliação tarifária

É feita uma análise para se avaliar se a contratação de energia está de acordo com as necessidades da empresa e se é atrativo para a empresa ingressar no mercado de energia livre.

 

Mapeamento do processo produtivo com indicação das perdas de energia

Executa-se o mapeamento do processo produtivo a fim de verificar se o dimensionamento de equipamentos, como transformadores e motores elétricos estão adequados e não causam  perdas de energia.

 

Inspeção termográfica

Por meio da detecção de pontos quentes é possível encontrar anomalias, sobrecargas e inadequação no dimensionamento de instalações e equipamentos industriais.

 

Avaliação da produção de energia térmica:

Avaliação de equipamentos que geram energia térmica com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nas áreas de geração e distribuição de vapor com o objetivo de diminuir perdas de energia.

 

Energias Alternativas

Elaboração de projetos que aproveitem fontes de energia alternativa, como energia solar.

 

Sistema de ar comprimido

Avaliação de equipamentos e sistemas de distribuição de ar comprimido com o objetivo de verificar o dimensionamento do sistema de geração e a presença de perdas no sistema por vazamentos.

 

ISO 50.001Eficiência Energética

Projeto e implantação de processos para a atender a conformidade junto à norma internacional  que define práticas de gestão de energia. 

Poluentes Atmosféricos

Por que implantar um projeto de controle de poluentes atmosféricos?

Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos resultantes das atividades humanas, como, por exemplo, a atividade industrial) e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico. As principais fontes de poluição são as móveis (trens, aviões e barcos) e as fixas, lançadas a partir de um ponto específico como as chaminés das indústrias. Processos que envolvem solda, equipamentos como caldeira, cabines de pintura, estufas de secagem e processos de combustão de derivados de madeira e MDF são exemplos de atividades que devem ter o controle dos poluentes atmosféricos, conforme disposições estabelecidas na licença de operação das empresas.

Como a Fundação Proamb Engenharia pode ajudar a sua empresa?

Com estrutura adequada, profissionais capacitados e empresas parceiras para os seguintes serviços:

 

Identificação dos poluentes atmosféricos

 

Após a avaliação do processo são identificados os poluentes para definição do tipo de análise que deverá ser realizada.

 

Análise das emissões atmosféricas

 

Realização de análise para verificar se as emissões estão dentro dos padrões especificados na legislação.

 

Implantação de sistemas de exaustão de acordo com as análises realizadas

 

Soluções para diminuir as emissões atmosféricas

 

Elaboração de projetos para instalação de sistemas de exaustão

Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Gestão Ambiental e Segurança)

Sistema de Gestão da Qualidade

Porque implementar um sistema de gestão da qualidade?

Trabalhar com gestão da qualidade implica em promover ações gerenciais coordenadas que trarão ganhos em todos os aspectos da empresa, como padronização de atividades, definições claras de atribuições e responsabilidades de cada cargo na organização, utilização de indicadores para definição de objetivos e metas, minimização de riscos operacionais e melhoria de produtos. Como consequência, maior satisfação dos clientes e melhoria na imagem de marca. 

Como a Proamb pode ajudar você nesse processo?

Dispomos de profissionais capacitados e empresas parceiras para os seguintes serviços na área da qualidade:

 

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a norma NBR ISO 9001

 

Para empresas já certificadas na norma ISO 9001, a Fundação Proamb engenharia oferece seguintes serviços:

 

- Auditorias internas de qualidade;

- Gestão da qualidade de fornecedores incluindo auditorias de qualidade em fornecedores;

- Pesquisa de satisfação de clientes;

- Gap analysis para implementação da ISO 9001:2015;

- Implementação de gestão de indicadores de desempenho;

- Implementação de ferramentas da qualidade de acordo com a necessidade da empresa.

 

Treinamentos relacionados

 

- Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

 

- Up grade da versão 2015 da ISO 9001 para auditores da qualidade

 

- Gestão de risco (ISO 31.000) na visão da nova versão da ISO 9001

 

Sistema de gestão ambiental ISO 14001

A implementação de um sistema de gestão ambiental ISO 14001 permite que a sua empresa seja reconhecida como organização que respeita o meio ambiente e atende as legislações ambientais, trazendo novas oportunidades de negócios. A certificação na ISO 14001 permite que a empresa a demonstre seu comprometimento com a redução de impactos ambientais.

Porque implementar um sistema de gestão ambiental?

Quando reduzimos o consumo de recursos naturais e diminuímos a geração de resíduos, além de proteger o meio ambiente, estamos aumentando a competitividade da empresa, pois a otimização na utilização dos recursos está diretamente ligada à redução de custos operacionais.

Como a Proamb pode ajudar você nesse processo?

Dispomos de profissionais capacitados e empresas parceiras para os seguintes serviços para o seu sistema de gestão ambiental.

 

Implementação do Sistema de Gestão ambiental conforme a norma NBR ISO 14001

 

Para você que já é certificado na norma ISO 14001 podemos auxiliar nos seguintes serviços:

 

- Auditorias ambientais,

- Gestão de fornecedores ambientais incluindo homologação e auditorias,

- Levantamento e revisão dos aspectos e impactos ambientais da organização,

- Levantamento e revisão das legislações aplicáveis ao empreendimento (dispomos de assessoria jurídica ambiental),

- Controle das condicionantes da licença de operação,

- Plano de atendimento à emergência ambiental,

- Laudo de ruído ambiental,

 

Auditorias da licença de operação: para algumas empresas é obrigatória a realização de auditoria ambiental que deverá ser realizada por profissional cadastrado na FEPAM seguindo os critérios da portaria nº 32/2016. Esta auditoria deverá ser realizada antes da entrada com o pedido de renovação da licença de operação.

 

Segurança do Trabalho

Elaboração de PPCI (plano de prevenção e proteção contra incêndio).

Projetos de segurança do trabalho (soluções para problemas na área de segurança do trabalho). 

Elaboração de plano de resposta e emergência.

Treinamentos relacionados

- Todos os treinamentos obrigatórios para NR 10.

- Treinamentos de CIPA.

- Treinamento para formação de brigada de emergência.

Serviços Básicos

Serviços Básicos oferecidos pela Fundação Proamb Engenharia:

 

• Licenciamento Ambiental – LP, LI e LO (Municipal e Estadual) e Regularização das licenças;

• Licenciamento para loteamentos;

• Planos de gerenciamento de resíduo sólidos (PGRS, PGRCC e PGRSS) com ART;

• Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA);

• Planilhas SISAUTO / SIGECORS;

• Orientações quanto a disposição e armazenamento de resíduos sólidos;

• Projeto de área de armazenamento provisório de resíduos sólidos (AARS);

• Solicitação emissão do talonário MTR – Fepam;

• Cadastro técnico Federal – IBAMA;

• Registro na Polícia Federal e Exército para produtos controlados;

• Relatórios DOF/DFAP;

• Laudos de fauna, flora e geológicos / Outorga do uso de água;

• Mapas e Diagnósticos ambientais;

• Estruturação e Auditoria da Licença (LO);

• Gerenciamento de Efluentes;

• Assessoria Jurídica e Perícias Ambientais.

+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb