Imprensa

19/05/2014

A importância de capacitar o setor de compras quanto à gestão ambiental

Para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente, ela deve adotar atitudes que visem seu crescimento econômico sem impactar o meio ambiente. Além de impedir o impacto ao meio ambiente, a sustentabilidade empresarial pode mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento industrial não planejado, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Assim, os olhares se voltam ao tema da sustentabilidade como forma de diferenciação e competitividade.

A Gestão Ambiental dentro da indústria deve visar sempre a melhoria das operações produtivas para que estas gerem cada vez menos resíduos, consumam cada vez menos água e energia. Mas as ações voltadas a sustentabilidade não podem se deter apenas ao setor ambiental da empresa. Os gestores ambientais não obterão sucesso se trabalharem sozinhos, simplesmente porque a busca pela sustentabilidade não depende somente deles. Gestão Ambiental é um tema de caráter multidisciplinar, onde as diversas áreas do conhecimento devem interagir para que se chegue ao objetivo comum da sustentabilidade, pois os impactos ao meio ambiente podem começar na escolha da matéria prima pelo setor de pesquisa e desenvolvimento. Todas as atividades, desde a concepção do produto, passando pela venda até chegar na entrega para o cliente contribuem para o impacto ambiental. Um dos processos que mais impactam na sustentabilidade de uma empresa é o de compras.

As embalagens de uma matéria prima, logo após o consumo da mesma, se transformarão em resíduos que a empresa terá que gerenciar e este gerenciar envolve custos. Uma matéria prima cujo material não possui reciclagem vai obrigar a empresa a enviar o resíduo gerado para disposição em aterro, gerando passivo eterno para empresa além de custos altos. A troca de um produto químico por outro similar objetivando redução de custos, sem a preocupação com a qualidade do ponto de vista ambiental, pode provocar toxicidade ao efluente produzido no processo industrial e a empresa ter que investir grandes quantias em processos avançados para tratar o efluente, estando o problema na aquisição inadequada de um produto.

Assim, a interação entre os diversos setores da empresa é imprescindível para que se obtenha a qualidade ambiental desejada. Além disso é necessário disseminar o conhecimento. É importante que todos os setores da empresa estejam capacitados quanto aos conceitos fundamentais da gestão ambiental e conheçam a legislação e as consequências de uma má gestão para as empresas que podem sofrer desde multas até a suspensão de suas atividades com prejuízos do ponto de vista financeiro e de imagem perante a comunidade e consumidores. O setor de compras da empresa deve ser prioritário e a interação entre este setor e a gestão ambiental deve ser infinita. Assim a sustentabilidade começa a ser possível no mundo empresarial.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens


Eng.ª Andressa Brandalise

Coordenadora de Projetos e Inovação da Fundação Proamb


Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb