Imprensa

18/06/2014

A importância e os benefícios da reciclagem do lixo

O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Essa necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que se observou os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.

Desde a década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países industrializados. Muitos governos e Organizações Não Governamentais (ONGs) estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Neste sentido, o desenvolvimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio, plástico e papel já são corriqueiras em várias cidades do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Essa reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.

Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado. Muitas pessoas sem emprego formal estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns em inúmeras cidades do Brasil.

Diversos materiais podem ser reciclados com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. O alumínio derretido, por exemplo, volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Várias campanhas de educação ambiental têm despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Devido aos altos índices de crescimento da população, as grandes cidades têm encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de resíduos. Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante é que já é muito comum nos condomínios residenciais a reciclagem do lixo.

Acesse: http://wp.clicrbs.com.br/ideiasverdes

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens


Mônica Rachele Lovera

Jornalista - MTB 9791


Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb