Imprensa

03/10/2016

Ambiente produtivo: ideias que funcionam. Bruning Tecnometal

Bruning Tecnometal: compromisso com o meio ambiente!

Preservar o meio ambiente é um dos compromissos da Bruning Tecnometal, de Panambi. Para alcançar seus objetivos, a equipe liderada pelo Eng. Químico e de Segurança Ismael Dutra Sauzem (Supervisor de SSMA) e pelos analistas ambientais Letícia da Silva e Roger Kober, trabalha a gestão sustentável, buscando criar medidas para eliminar ou minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento da empresa. A Bruning é certificada com a ISO 9.001, ISO/TS 16.949, ISO 14.001, além de possuir sistema de gestão integrado com base na OHSAS 18001:2007.

Assim, nasceu o projeto de regeneração dos fluídos de usinagem que promove a redução do descarte desse material e o consumo de recursos naturais e, ainda, minimiza os custos de tratamento de efluentes. “O projeto desenvolvido pela área técnica de usinagem em parceria com as áreas de manutenção/lubrificação e meio ambiente, teve inicio em 2015. O fluído de usinagem que antes seria descartado para tratamento na ETE, agora passa por um processo de ultra filtração e retorna ao processo de produção”, afirma a analista ambiental Letícia da Silva, graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Conforme Letícia, com este projeto a Bruning alcançou a redução direta no custo de tratamento e aquisição de novos produtos de aproximadamente 33 mil reais ao ano, deixando de serem descartados mais de 23 mil litros de emulsão oleosa ao ano e, consequentemente, reduziu o consumo de água nesta mesma proporção. “No primeiro semestre deste ano já foram regenerados 10.560 litros de emulsão oleosa”, garante a analista ambiental.

Ainda, buscando a otimização dos processos, a Bruning lançou o programa “Redução de consumo de água na pintura”. “Através de modificações no processo produtivo foi possível alcançar a marca de 30% de redução no consumo de água na área de pintura”, enfatiza Letícia.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos é destaque na Bruning. “Realizamos internamente a coleta seletiva. Para as lixeiras, adotamos as cores padrão Bruning, com pontos de coleta espalhados pela empresa”, destaca Letícia. Esses resíduos são levados para uma central de armazenamento, onde são classificados e destinados. “Destinamos nossos resíduos para coprocessamento e aterro da Proamb”, afirma a profissional.

A escolha do fornecedor passa por uma avaliação rigorosa. “Procuramos transparência e credibilidade da empresa com a qual vamos trabalhar. Licença de Operação qualquer empresa tem. Além da documentação exigida, nós auditamos nossos fornecedores com base em critérios de responsabilidade socioambiental e preocupação com a segurança e saúde ocupacional de seus colaboradores”, esclarece Letícia. “Observamos o crescimento, a evolução da Proamb. Além do respeito e a transparência com seus clientes. Hoje, grande parte dos nossos resíduos vão para a Fundação Proamb”, completa Letícia.

Para a Bruning, integrar a equipe de trabalho é essencial para o sucesso da gestão ambiental.  “Os funcionários da Bruning são constantemente qualificados por meio de treinamentos e palestras relacionadas a Meio Ambiente: destinação e tratamento de resíduos e efluentes, proteção da Fauna e flora. Conhecem os processos de disposição final de resíduos, e custos envolvidos. Além disso, realizamos visitas in loco nas estações de tratamento de efluente e na central de resíduos, entre outras atividades de conscientização e educação ambiental” relata a analista ambiental.

Conselho de sustentabilidade

Visando um crescimento sustentável a Bruning inova continuamente em suas atividades e processos, investindo em segurança ocupacional e em tecnologias que propiciam a redução do consumo de insumos, como: água, energia e materiais de produção.

Desde 2010 mantém um conselho de sustentabilidade, do qual participam o conselho de administração, diretores e gerentes da empresa. O conselho de sustentabilidade tem por objetivo estabelecer diretrizes a serem adotadas no programa de sustentabilidade da empresa, que atua em três eixos temáticos: Saúde e bem estar; Educação e cultura; Otimização de processos e redução de riscos.

Sobre a Bruning Tecnometal

Produzindo peças e conjuntos metálicos, a Bruning está consolidada nos segmentos agrícola, rodoviário, automotivo e construção. Desenvolve, atualmente, projetos com foco na qualidade de seus produtos e na satisfação de seus clientes, atendendo o mercado com tecnologia, eficiência e comprometimento.

 A Bruning foi fundada pelo Sr. Ernesto Rehn em 1º de abril de 1947, na cidade de Panambi, no noroeste do Rio Grande do Sul. No início, dedicava-se a manutenção de equipamentos agrícolas importados e nos anos seguintes a construção de pequenas máquinas agrícolas e de beneficiamento de madeira.

Saiba mais sobre a Bruning Tecnometal no site: http://www.bruning.com.br/.

 

 

Redação: por Jussara Konrad.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb