Imprensa

04/07/2016

Ambiente produtivo: ideias que funcionam. Especial: Hotel Pousada Casa Tasca

No Hotel Pousada Casa Tasca, de Bento Gonçalves, a prática sustentável faz parte do dia-a-dia da equipe, direção e dos hóspedes. “Pensar no meio ambiente está no sangue. Desde pequenos aprendemos que ao cortar uma árvore deveríamos plantar três”, relata a sócia-proprietária Dirce Tasca.

De acordo com Dirce, foi a participação em um programa do Sebrae e Segh – Bem Receber - que fez o hotel despertar para as práticas ambientais. “Começamos com a adequação dos banheiros. Tiramos as paredes e substituímos por tijolos de vidros, que nos proporcionam luz natural”, destaca.

Dirce afirma que os hóspedes também são convidados a conhecer as práticas sustentáveis do empreendimento. “Nos banheiros temos duas lixeiras, uma para lixo orgânico outra para seco”, destaca.

Os resíduos, separados corretamente tanto por hóspedes quanto pela equipe, têm destino certo. De acordo com a empresária, o lixo orgânico vai para uma compostagem, já os recicláveis são doados para um catador.

Energias alternativas

Preocupados com a redução do consumo da água potável, a Casa Tasca coleta a água da chuva. “Utilizamos para lavar o estacionamento e os tapetes da pousada”, destaca Dirce. No prédio novo, os vasos sanitários também utilizam esta água.

Conforme a proprietária, quando a pousada foi ampliada, no ano 2000, o prédio recebeu placas solares para aquecimento da água. “Com isso, nossa conta de energia que era de R$ 3.800 mensais, passou para R$ 450”, comemora Dirce.

Desde abril, o aquecimento da água passou a ser através de um aquecedor de passagem que utiliza desperdícios de madeira – os pelletes. Ainda, o Hotel Pousada Casa Tasca, adquiriu painéis fotovoltaicos que geram energia limpa.

Atitudes sustentáveis:

- Os produtos de limpeza utilizados na pousada são biodegradáveis;

- O lixo eletrônico é descartado em destino adequado;

- A pousada recebe o óleo de cozinha de toda a comunidade que é recolhido por empresa de Veranópolis que utiliza o material para fazer biocombustível;

- Os móveis do hotel são produzidos com madeiras usadas ou móveis restaurados;

- As torneiras têm dosadores de água;

- Na lareira, queimam eucalipto ou acácia, que são madeiras plantadas para este fim;

- No mês de junho, é promovido o varal solidário e sustentável onde as pessoas doam roupas em bom estado de uso e outras com necessidades coletam as mesmas.

Premiações

No dia 30 de junho, a Casa Tasca foi homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento. A empresa recebeu o reconhecimento do Poder Legislativo por suas práticas de sustentabilidade e por ser a primeira pousada do município a se tornar ecossustentável.

Ainda, o Hotel Pousada Casa Tasca foi premiado recentemente com o selo “EcoLíderes” do site TripAdvisor, no âmbito de um programa que premia os hotéis e pousadas comprometidos com as práticas sustentáveis em todo o mundo.  “Se você quer viver bem hoje e ter um mundo melhor amanhã, você deve fazer a sua parte”, aconselha Dirce Tasca.

Crédito foto: Alexandre Brusa/Câmara Municipal de Bento Gonçalves -

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb