Imprensa

13/02/2017

Ambiente produtivo: ideias que funcionam. Pirelli

Pirelli: Projeto Zero Aterro é premiado

Comprometida com a tecnologia de alto desempenho e a sustentabilidade, a Pirelli conquistou no ano passado o Selo de Compromisso Ambiental. Concedido pela Câmara de Vereadores de Gravataí, este prêmio reconhece as empresas e instituições que adotam medidas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente em suas atividades e que realizam ações que tenham por objetivo o desenvolvimento sustentável do município e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho, Juliano Roman, que atua no setor de Meio Ambiente da Pirelli Gravataí há cinco anos, o projeto denominado Zero Aterro conquistou o Selo de Compromisso Ambiental devido à minimização dos impactos gerados pela destinação dos resíduos da produção. “Reduzimos aproximadamente 9% dos resíduos que anteriormente eram encaminhados a aterros, alcançando o índice de 96% de destinados à reciclagem” destaca.

Com foco na proteção ao meio ambiente, a Pirelli destina parte de seus resíduos à reciclagem energética por meio da unidade de coprocessamento da Fundação Proamb, localizada na cidade de Nova Santa Rita. “A Fundação Proamb foi escolhida por conta do comprometimento no atendimento aos requisitos legais aplicáveis e também à melhoria contínua dosprocessos”, afirma Roman.

Ações para a comunidade

A fábrica da Pirelli Gravataí realiza, durante o ano, diversos eventos com foco em Meio Ambiente, como o Dia Mundial da Água, a Semana do Meio Ambiente entre outros. Em 2016, a unidade abrigou pela primeira vez a Semana do Planeta, que teve como objetivo a conscientização da utilização de recursos naturais, bem como a importância para as gerações futuras. “Durante o evento, foram realizados ciclo de palestras, visita ao Rio Gravataí (Projeto Rio Limpo), visita de Escola Municipal, blitz de combate ao Aedes aegypti, plantio simbólico, simulado ambiental entre outros”, relata o engenheiro.

Por meio do Relatório de Sustentabilidade, a Pirelli compila as principais ações realizadas no ano na América Latina, com destaque para o desempenho econômico, social e ambiental das operações do Grupo, alinhado aos objetivos dos diversos públicos de relacionamento. Dessa forma, a empresa alicerça sua atuação com base em conceitos como qualidade e excelência, além de estender sua concepção de sustentabilidade a todas as regiões em que está inserida, aumentando a integração com as comunidades locais. “A sustentabilidade é um valor associado às atividades da Pirelli. A companhia tem um avançado sistema de gestão para administrar os impactos ligados aos seus processos, produtos e serviços”, destaca Roman.

Pegadas positivas

- A sustentabilidade está no centro da abordagem da Pirelli para os negócios e as comunidades com que tem contato.

- A Pirelli monitora a pegada hídrica de toda a organização, assim como faz para a sua pegada de carbono. A empresa está cuidando para aprimorar a eficiência geral dos processos de produção, desde o projeto do maquinário à administração das instalações, a fim de reduzir o consumo de água.

- A Pirelli Gravataí é certificada pela ISO 14.001 desde 2000, demonstrando sua permanente preocupação na temática da gestão ambiental.

- Os colaboradores são parte integrante da tomada de decisão na temática ambiental e, por isso, os funcionários passam constantemente por treinamentos e palestras relacionadas à área.

- O compromisso ambiental da fábrica está em constante evolução, em busca do atingimento do índice “Zero Aterro” – eliminando passivos.

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.

Redação: Jussara Konrad

 

 

 

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
  • Unidade Administrativa:
  • Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
  • CEP 95705-420
  • Unidade Central de Resíduos:
  • Linha Brasil, s/nº, Pinto Bandeira – RS
  • CEP 95717-000
  • Unidade Blendagem:
  • Av. Getúlio Vargas, 7700, Morretes, Nova Santa Rita – RS
  • CEP 92480-000 – Caixa Postal: 73
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb