Imprensa

19/12/2016

Ambiente produtivo: ideias que funcionam. Stara

Stara: Evolução constante!

A Stara acredita que são as pessoas que fazem a diferença, e que tornam possível uma história de crescimento e sucesso. Situação esta que faz com que todos da Stara desenvolvam o compromisso com o meio ambiente dentro e fora da empresa, transformando a educação ambiental em constante evolução.

O setor de Meio Ambiente da Stara é supervisionado pelo gerente ambiental Derson André Gehlen, juntamente com onze colaboradores, que atuam nas diferentes frentes da empresa, desde o laboratorista químico Antônio Marques, a assistente administrativa Elisa Schuster, entre outros nas funções de operadores de empilhadeira, trator, máquinas de limpeza, recicladores e operador de ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

A Stara está sempre atenta a soluções inovadoras para eliminar ou minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento da empresa, somada a muitas responsabilidades, normas e obrigações. “Acima de tudo, trabalhamos para fazer o que é certo”, destaca o gerente ambiental Derson André Gehlen.

Não gerar passivos ambientais

Preocupada com a correta destinação dos resíduos, a Stara procurou conhecer a Fundação Proamb e decidiu por destinar para as unidades de aterro e coprocessamento. “Queremos trabalhar com segurança ambiental e a Proamb nos garante isso”, destaca Gehlen.

Engajados com a não geração de passivos ambientais, assim que a Proamb licenciou a planta para coprocessamento, a Stara iniciou a destinação de resíduos. “Hoje, vai para o aterro industrial somente os resíduos não recicláveis ou que não possuem poder calorífico para serem coprocessados. Queremos eliminar os passivos ambientais ao máximo e buscar a sustentabilidade do setor de Meio Ambiente”, planeja Gehlen.

Na Stara, a coleta seletiva ocorre diariamente nos pontos diversos da fábrica e escritórios. “Nosso objetivo é a conscientização de classificação dos resíduos no gerador”, justifica o profissional. As lixeiras são específicas para cada resíduo apontado no Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS). “Realizamos auditorias ambientais internas que nos auxiliam no cumprimento das obrigações ambientais de cada área, definindo ações e prioridades compartilhadas com o gerador da não-conformidade ambiental”, explica o gerente.

Através de informações coletadas e armazenadas no sistema SAP, a Stara monitora todos os resíduos estocados no depósito. “Todas as nossas obrigações são gerenciadas por um sistema de software que dispara e-mail para os responsáveis alertando do que se trata, incluindo controle das Licença de Operação (LO) de nossos fornecedores, prestadores de serviço, contratos sociais, laudos”, destaca Gehlen.

Ainda, buscando integrar e mobilizar toda equipe com a causa ambiental, a Stara orienta todas as áreas do quanto é investido em destinar resíduos sólidos e líquidos, além de mostrar possíveis descartes desnecessários de produtos utilizados inadequadamente ou perda de eficiência.

Após coleta, todo o resíduo é transportado para o pavilhão, onde é novamente classificado. “Tudo isso para termos 100% de certeza que classificamos e destinamos para o local correto”, afirma Gehlen. Ainda, a Stara faz o reaproveitamento de plásticos bolhas e paletes de madeira, por exemplo, que são classificados e retrabalhados para uso novamente na fábrica.

Sobre a Stara

O planejamento e a atuação agressiva no mercado são as ferramentas da Stara que resultam nas máquinas agrícolas de ponta e a conquista de novos segmentos no mercado.

Com forte vocação tecnológica, comprovada pelo portfólio de produtos inovadores que são lançados, a Stara apresenta-se como uma empresa dinâmica que se antecipa às necessidades dos produtores rurais, gerando tecnologia voltada para o aumento da produtividade e do lucro na atividade.

A Stara atua em todo o território nacional e está presente nos cinco continentes, exportando para mais de 35 países. Além de investimentos no parque fabril que visam qualidade e agilidade na produção, a Stara investe nas pessoas, disponibilizando treinamentos e oportunidades de crescimento aos seus colaboradores.

A Stara acredita que são as pessoas que fazem a diferença, e que tornam possível uma história de crescimento e sucesso constante que iniciou em 29 de agosto de 1960.

Saiba mais sobre a Stara no site: http://www.stara.com.br/.

Redação: Jussara Konrad

Legenda foto: Na foto, o gerente de recursos humanos Volmir Amann e o gerente ambiental Derson André Gehlen

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb