Imprensa

07/12/2015

Auditoria ambiental: uma ferramenta de planejamento organizacional

 A auditoria pode ser definida como uma ferramenta que possibilita um “retrato” instantâneo do processo produtivo. Com ela é possível identificar os pontos fortes e fracos da organização com relação ao meio ambiente, explica La Rovere (2001). As auditorias ambientais ganharam importância em virtude da abordagem multidisciplinar do gerenciamento ambiental, baseado em leis, normas, regulamentos, relações com as partes interessadas, exigências de mercado e outras questões relacionadas

Elas permitem uma constatação concreta dos níveis de conformidade da atividade produtiva aos requisitos aplicáveis à política da organização em benefício as suas metas. Em geral, é um levantamento detalhado através de análises, testes e confirmações dos procedimentos e práticas adotados pela empresa, cujo objetivo é verificar se esses processos e práticas cumprem as necessidades legais e as políticas internas.

Também é importante salientar que auditoria não é uma lei, não é um sistema punitivo, não é a solução para todos os problemas ambientais da organização, além de não ser obrigatória, e por isso não deve ser tratada como fiscalização. Existem várias formas de classificação de auditorias e para cada interesse há uma forma de aplicabilidade. Mas, os conteúdos e tópicos presentes em qualquer auditoria, geralmente são os mesmos (objetivo, escopo, métodos e técnicas, organização e preparo do programa, relatório de auditoria, confidencialidade e acompanhamento).

  Sendo assim, como objetivos básicos das auditorias ambientais podemos citar a verificação ao atendimento a regulamentos ambientais, a prevenção dos processos e ações judiciais reparatórias, a redução dos riscos de impactos ambientais, a melhoria do desempenho da equipe interna nas questões ambientais, o crescimento do controle operacional e de custos dos sistemas de gerenciamento. Isso caracteriza as auditorias ambientais como um instrumento para o avanço da gestão ambiental da empresa e para a proteção ambiental.

A crescente preocupação com os recursos naturais usados para a produção de bens utilizados e consumidos na sociedade só tende a crescer, e assim, consequentemente, cresce a escassez destes recursos. E devido a isso a tendência é de que empresas passem a ser mais cobradas pelo gerenciamento das suas atividades e os impactos que estas venham a causar no ambiente.

As auditorias ambientais são uma importante avaliação do desempenho e da gestão ambiental de uma empresa. Que devido a sua enorme abrangência pode ser aplicada nos mais diversos ramos da indústria, do comércio, de extrativismo, órgãos públicos, entre outros.

Por meio de sua Assessoria ambiental,a Fundação Proamb está preparada para atender à demanda de sua empresa na execução da auditoria ambiental. Consulte-nos pelos nossos canais on e off-line.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb