Imprensa

13/01/2014

Bilhetes de Metrô são transafotmados em papel higiênico

O Metrô de São Paulo encontrou uma nova forma de reaproveitar seus bilhetes de papel. Mensalmente, cerca de 5 toneladas de tíquetes já utilizados são fragmentados e doados para a Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro.

A Cooperativa vende as toneladas de papel para a empresa Comércio de Sucatas e Aparas de Papel Pupo 18, que envia os papéis para indústrias de reciclagem na região metropolitana e interior de São Paulo. A maioria dessas indústrias produz papel higiênico.

Os bilhetes do metrô precisam ser misturados com outros tipos de papel para que suas tarjas magnéticas não interfiram na qualidade do papel resultante. Após serem triturados e misturados com água e diversos produtos, os papéis passam por uma secagem, onde se transformam em um papel novo.

Além de São Paulo, outras capitais ao redor do mundo estão investindo no uso do transporte público em conjunto com a sustentabilidade.

Moscou é uma delas. Em novembro de 2013, uma máquina instalada em uma estação de metrô da cidade deu bilhetes em troca de agachamentos. A iniciativa foi um incentivo do Comitê Olímpico da Rússia à incorporação do exercício físico na vida diária dos espectadores das Olimpíadas de Inverno.

Pequim também entrou na onda: desde o segundo semestre de 2013, máquinas instaladas em duas estações de metrô em Pequim dão créditos para os usuários em troca de materiais recicláveis. Quanto maior o material doado, mais crédito o usuário recebe. A ideia ainda está em fase de teste e tem como objetivo incentivar o uso do transporte público.

 

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/01/bilhetes-de-metro-sao-transformados-em-papel-higienico.html

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb