Imprensa

05/11/2014

Central de Resíduos da Fundação Proamb atende padrão alemão

Localizada em Pinto Bandeira, a Central de Disposição de Resíduos da Fundação Proamb opera há 15 anos. Recebe resíduos classe I e classe IIA. Conquistou a certificação ISO 14001 e tornou-se modelo no Brasil devido à eficácia de seu processo operacional e de controles ambientais, com células triplamente impermeabilizadas, cobertas e fechadas, é o que há de mais moderno e seguro no país.

Quando a Proamb buscou as alternativas para fazer a sua primeira grande obra que é o projeto de tratamento de destinação final dos resíduos encontrou na Alemanha o padrão ideal. “É o país que lidera o ranking no tratamento de resíduos e das questões ambientais”, declara a diretora da Fundação Proamb Fabiane Bianchi Locatelli.

O principal conceito alemão trazido pela Proamb foi o sistema de células totalmente cobertas. “Isso evita que o resíduo disposto no interior da célula entre em contato com a água da chuva. Com isso evitamos a geração do percolado que é o grande problema nos aterros”, destaca Fabiane.

Outro importante conceito vindo da Alemanha é a tripla impermeabilização das células. “Nós temos inicialmente 30cm de argila compactada, um meio drenante que é a areia, e em seguida duas geomembranas, sobre elas outro meio drenante, e mais duas geomembranas. Acima disso é que se faz a colocação dos resíduos”, assegura Fabiane. Assim como na parte inferior, quando as células estão cobertas, na parte superior é colocada novamente a camada de impermeabilização para fechamento dessa célula.

Com o avanço das normas legais e o rigor da fiscalização, simplesmente mandar o resíduo para qualquer aterro não é considerada a melhor solução, com sérias implicações aos responsáveis. Além de autuação e multa pelas autoridades, o desleixo no cuidado com os resíduos da empresa provoca mal estar junto à comunidade e manchas na imagem institucional. “Todo gestor que busca o atendimento à legislação e, acima de tudo, a tranquilidade e a segurança, deve procurar a Fundação Proamb”, aconselha Fabiane.

 

Foto: André Majola

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb