Imprensa

29/02/2016

Conheça a situação ambiental de sua empresa. Faça um diagnóstico.

Não é raro, dirigentes ou responsáveis desconhecerem a situação ambiental da empresa. Por este motivo, correm o risco de serem surpreendidos pela fiscalização e sofrerem multas ou outras sanções. Para evitar surpresas desagradáveis, e, principalmente, providenciar para que a empresa fique dentro das exigências legais, é recomendável que se faça, antes da instalação ou durante a operação, uma espécie de “varredura” dos pontos falhos e deficientes nas condições ambientais da empresa. Essa varredura é conhecida tecnicamente como diagnóstico ambiental, que seria a documentação resultante de um estudo ambiental profundo, em que se faz a avaliação dos impactos nos meios físico, biológico e socioeconômico.

O meio físico estudado compreende os seguintes aspectos: o subsolo, as águas, o ar e o clima, com destaque para os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas.

O meio biológico do local é analisado a partir de seus ecossistemas naturais: a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente.

Por fim, o meio socioeconômico será estuado nos seguintes aspectos: o uso e ocupação do solo, os usos da água, com destaque para os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais como um todo e a potencial utilização futura desses recursos.

Todos os aspectos mencionados são analisados por meio de investigações hidrogeológicas e geoquímicas, análises de risco, conceitos integrados de remediação, alternativas de recuperação e respectivas estimativas de custos.

O diagnóstico ambiental é o ponto de partida para empresas interessadas em desenvolver o processo de gestão ambiental.

A unidade de assessoria Fundação Proamb presta todos os serviços necessários para se obter o diagnóstico ambiental. Ao contratar esse serviço a empresa receberá visitas de técnicos, que farão um levantamento de dados e informações sobre a operação, como também a observação visual do local e de seu entorno. Dessa forma poderão determinar o nível de impacto ambiental provocado pelas ações desenvolvidas na empresa.

O diagnóstico fornecido pela Fundação Proamb possibilita uma avaliação profunda das condições atuais nas quais a empresa opera, aponta os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados para que seja atendida integralmente a legislação ambiental vigente. O documento será entregue em forma de relatório técnico contendo as constatações realizadas, a legislação transgredida, as possíveis consequências e, por fim, um plano de ação que propõe melhorias com prazos para que as soluções sejam concretizadas. Uma base sólida e confiável para tomada de decisões.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb