Imprensa

28/09/2016

Eficiência energética tem impacto nos custos do processo produtivo

O controle do consumo e da qualidade da energia utilizada em sua empresa é de fundamental importância para racionalizar custos, aprimorar o sistema produtivo, conservar os equipamentos e garantir segurança aos colaboradores.

O programa Eficiência Industrial proposto pela Fundação Proamb Engenharia apresenta o módulo de Eficiência Energética. Este serviço está voltado para empresas de quaisquer atividades e portes, trabalhando com a energia elétrica, térmica / refrigeração e ar comprimido.

Um projeto de eficiência energética permite que se reduza a intensidade do uso de energia e estimula a eficiência e o combate ao desperdício. Construções mais eficientes, com aproveitamento da luz solar e da ventilação natural e, até mesmo, ações mais simples, como a troca das lâmpadas por modelos mais eficientes, são atitudes sustentáveis que colaboram para redução de custos nas empresas e a preservação do meio ambiente.

Estes são os serviços oferecidos no módulo de Eficiência Energética:

 

- Avaliação tarifária

É feita uma análise para se avaliar se a contratação de energia está de acordo com as necessidades da empresa e se é atrativo para a empresa ingressar no mercado de livre de energia.

 

- Mapeamento do processo produtivo  

Executa-se o mapeamento do processo produtivo a fim de verificar se o dimensionamento de equipamentos, como transformadores e motores elétricos estão adequados e não causam perdas de energia, além de permitir oportunidades de otimização do processo e redução de custos.

 

- Inspeção termográfica 

Através dessa tecnologia de detecção de pontos quentes é possível identificar, em estágio inicial, processos de defeito ou falha indicados por anomalias térmicas em um determinado componente, antes que ocorra falha ou mesmo interrupção de seu funcionamento, em equipamentos elétricos, mecânicos e instalações industriais em geral.

 

- Avaliação da produção de energia térmica

Avaliação de equipamentos que geram energia térmica com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nas áreas de geração e distribuição de vapor com o objetivo de diminuir perdas de energia.

 

- Energias Alternativas 

Elaboração de projetos que aproveitem fontes de energia alternativa, como energia solar e fotovoltaica.

 

- Sistema de ar comprimido 

Avaliação de equipamentos e sistemas de distribuição de ar comprimido com o objetivo de verificar o dimensionamento do sistema de geração e a presença de perdas no sistema por vazamentos.

 

- ISO 50.001 – Eficiência Energética 

Interpretação e implantação de processos para atender os requisitos da  norma internacional  que define boas práticas de gestão de energia.

 

Para conhecer melhor os serviços de Eficiência Energética da Fundação Proamb Engenharia entre em contato. Ligue para 3055-8700 ou envie um e-mail para grasiela@proamb.com.br ou angela@proamb.com.br. 

 

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb