Imprensa

21/10/2015

Eliminar passivo ambiental é possível?

A gestão dos resíduos industriais é um desafio que merece atenção especial por parte dos profissionais e dirigentes envolvidos. Sempre é bom lembrar que leis e fiscalização se tornam cada vez mais rigorosas e que, pelas normas vigentes, a responsabilidade pelo resíduo é da empresa geradora, para sempre. Mas, se o resíduo deixar de existir, cessa a responsabilidade do gerador? Em alguns casos sim.

Para que cesse a responsabilidade da empresa geradora dos resíduos, estes devem ser descaracterizados, química e fisicamente, como materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente. Isso é possível de ser executado através de empresas que formam parceria para o coprocessamento. Por exemplo, um prestador de serviços de destinação em conjunto com uma fábrica de cimento. É uma solução utilizada em condições específicas: quando os resíduos não podem ser destinados a um aterro por terem características de inflamabilidade, como plásticos e resíduos têxteis contaminados, materiais impregnados com graxas, borras oleosas e borras de tintas. Após esses materiais serem coprocessados em uma linha de produção, é formado o “blend” (mistura). Este será encaminhado à fábrica de cimento parceira. Lá o blend é inserido no processo de fabricação do cimento. Primeiro colocado no forno de alta temperatura, que executará a destruição térmica do resíduo processado e, por fim, as cinzas restantes serão incorporadas ao produto final da fábrica, o próprio cimento, sem comprometer a sua qualidade final e descaracterizando completamente o resíduo.

O processo descrito acima é desenvolvido como prestação de serviços pela Fundação Proamb (em parceria com a Intercement – fabricante de cimentos), que se coloca à sua disposição para realizar uma análise técnica da viabilidade de se encaminhar seus resíduos ao coprocessamento. Ao fechar um contrato com a Fundação Proamb, você obterá um serviço seguro, licenciado e completamente monitorado, com os seguintes benefícios:

 

 ·         Emissão de certificado de destruição térmica.

 ·         Avaliação qualitativa e quantitativa de conformidade com as normas vigentes.

 ·         Rastreabilidade total até a destruição final.

 ·         Agendamento de carga de acordo com as conveniências do cliente.

 ·         Garantia de qualidade e excelência da Fundação Proamb.

 

Para saber mais sobre como eliminar seu passivo ambiental, consulte a Proamb.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb