Imprensa

15/02/2016

Especial 25 anos | A operação da central: um universo novo para todos os envolvidos.

No início da operação da Central de Resíduos da Fundação Proamb, seus gestores tiveram de trilhar por caminhos ainda não percorridos na gestão ambiental. O universo era novo para todos os envolvidos. Para quem estava começando a operar com o negócio de aterro, não havia exemplos próximos a se espelhar. A simples elaboração de um manual de recebimento dos resíduos para ser entregue aos associados foi desenvolvido sem qualquer outro documento semelhante de referência. Como não havia qualquer modelo em lugar nenhum, em nenhuma das centrais que já operavam no Rio Grande do Sul, o manual foi feito com a própria experiência do dia a dia.

A operação com os resíduos também era uma descoberta diária. No início, por exemplo, o material recebido era simplesmente jogado dentro das células, de forma manual. Cerca de um ano após a inauguração, passaram a alugar tratores para realizar o trabalho. Depois, foi adquirida uma retroescavadeira, que se tornou um equipamento essencial, principalmente em sua contribuição para a compactação dos resíduos, que é muito importante. Com a compactação reduz-se a possibilidade de uma reação química entre os resíduos de diferentes composições. Mas se acontecer, não haverá oxigênio para a reação ter continuidade.

Com o tempo, o mercado de prestação de serviços ambientais foi se aperfeiçoando e crescendo. No início não havia nem um custo para as empresas encaminharem seus resíduos aos aterros. Com a maior conscientização e exigência de órgãos como a Fepam, uma cobrança maior recaiu sobre as indústrias geradoras, que perceberam a importância de encaminhar corretamente e até de gerar menos resíduos.

Pela experiência adquirida em anos de estudos e práticas pioneiras na operação da central de resíduos, a Proamb procura manter sua proposta de sempre orientar e conduzir o processo de encaminhamento de resíduos com total rigor, controles técnicos e conformidade com as normas.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb