Imprensa

20/10/2014

Fundação Proamb lança campanha para destinação de resíduos à Central em Pinto Bandeira

A Fundação Proamb promove neste mês a campanha para a destinação dos resíduos sólidos industriais à Central de Disposição de Resíduos, localizada em Pinto Bandeira.

O aumento da consciência dos efeitos nocivos da destinação inadequada dos resíduos sólidos, somada à legislação cada vez mais exigente e à fiscalização eficiente, tem feito aumentar, ano a ano, o total de resíduos industriais processados no Brasil.

Ao ter como referência do modelo de central de resíduos utilizado na Alemanha, que já possui know how de mais de 60 anos em lidar com passivos ambientais, a Fundação Proamb garante aos seus clientes segurança absoluta quanto a qualquer tipo de acidente ambiental.

A Central da Fundação Proamb opera há mais de 15 anos. Recebe resíduos classe I e classe IIA. Conquistou a certificação ISO 14001 e tornou-se modelo no Brasil devido à eficácia de seu processo operacional e de controles ambientais, com células triplamente impermeabilizadas, cobertas e fechadas, é o que há de mais moderno e seguro no país.

Responsabilidade compartilhada

Legalmente o gerador é o responsável pelos seus resíduos e tem obrigação de zelar para que tenham o correto transporte e destinação. Ou seja, não basta apenas contratar o serviço, é preciso ter certeza de que a empresa contratada está, efetivamente, cumprindo com a  legislação. Em caso de irregularidades, o gerador é responsável solidário. Por isso, a dica é verificar se a contratada possui alvará de funcionamento e as licenças ambientais necessárias para a tarefa, e, principalmente, procurar comprovar, por meio de documentos, que o trabalho foi realizado, a chamada rastreabilidade.

Cabe à empresa geradora a responsabilidade sobre os resíduos que lança ao meio ambiente. Com o avanço das normas legais e o rigor da fiscalização, simplesmente mandar o resíduo para qualquer aterro não é considerada a melhor solução, com sérias implicações aos responsáveis. Além de autuação e multa pelas autoridades, o desleixo no cuidado com os resíduos da empresa provoca mal estar junto à comunidade e manchas na imagem institucional.

 

 

Fonte: http://www.abes-rs.org.br/novo/?p=noticia&ref=5

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb