Imprensa

21/08/2015

Fundação Proamb recebeu a visita da Câmara de Indústrias do Uruguai

Entre os dias 17 e 20 de agosto, a Fundação Proamb recebeu um grupo de representantes da Câmara de Indústrias do Uruguai (CIU). O principal objetivo do encontro foi aprofundar um relacionamento iniciado na primeira visita, feita em 2011. Na ocasião, o Departamento de Gestão Ambiental da CIU iniciava, na cidade de Montevidéu, um projeto de aterro industrial que tem como grande referência a experiência de sucesso da central de resíduos industriais da Fundação Proamb, localizada em Pinto Bandeira (RS).

A iniciativa da entidade uruguaia se configurou como o primeiro esforço de se implantar uma central que pudesse oferecer seus serviços às indústrias daquele país, já que outros projetos do gênero no Uruguai são de natureza particular, voltados exclusivamente para utilização da empresa que investiu na implantação.

Nesta segunda visita, já com a central de resíduos uruguaia em fase final de implantação, o grupo de representantes da CIU retornou para obter informações complementares, como entender o funcionamento operacional do aterro, acondicionamento e compactação de resíduos, estruturas de abrigo, monitoramento ambiental, tipos de resíduos, entre outros.

“Este novo encontro foi importante por que pudemos entrar em detalhes como logística, dimensões de frotas de transportes de resíduos, custos estimativos de fretes e montagens das equipes de operação”, comentou Julio C. Sosa, coordenador executivo do Departamento de Gestão Ambiental da CIU, que também se encantou com a sinceridade e a transparência com que a equipe técnica da Central de Resíduos Proamb, encabeçada por Elizandra Fabris, procurou atender às questões levantadas pelos visitantes.

Para ampliar o conhecimento dos processos de destinação e gestão ambiental, o grupo da CIU estendeu a passagem por Bento Gonçalves ao visitar empresas industriais geradoras de resíduos, clientes da Fundação Proamb: a fabricante de móveis Tela Sul e a vinícola Aurora.

Fora dos limites da Serra Gaúcha, os uruguaios também se deslocaram para a região metropolitana de Porto Alegre para saber mais sobre eliminação de passivos ambientais e aproveitamento energético, em visita à unidade de coprocessamento da Fundação Proamb, em Nova Santa Rita (RS), cujo projeto é pioneiro no Rio Grande do Sul.

“Estamos levando ao nosso país uma rica experiência e um conjunto de dados e informações essenciais para que possamos iniciar de forma mais segura e preparada nossa operação no Uruguai” finalizou Julio, que também se prontificou a levar às empresas da CIU o convite para a participação na 7ª Edição da Fiema Brasil, a ser realizada pela Fundação Proamb em abril de 2016.

 

 


-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb