Imprensa

07/11/2017

Fundação Proamb tem curso e workshop na agenda de capacitações para novembro

As empresas cientes da necessidade de trabalhar a gestão ambiental como ferramenta competitiva para seus negócios devem ficar atentas a essas oportunidades de qualificação para seus colaboradores: a Fundação Proamb, de Bento Gonçalves, tem duas agendas de capacitação técnica programadas para o mês de novembro.

A primeira delas é sobre Tratamento de efluentes: operações práticas de lodos ativados, com aulas de 20 a 22 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Dallonder Grande Hotel. Destinado a técnicos, biólogos, químicos, engenheiros químicos e ambientais, estudantes e responsáveis pelo Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos Domésticos e/ou industriais, o curso está organizado em cinco etapas de conteúdo. 

Logo no início, os alunos acompanham a introdução às observações úteis para o operador verificar antes de receber algum tipo de efluente ao sistema, com vistas a evitar problemas durante o processo. Na sequência, no módulo de Controle do Processo, assistem à apresentação das várias estratégias para o perfeito controle e operação adequada do sistema de Lodos Ativados. O curso segue com os Fundamentos do Processo, trazendo o detalhamento dos conteúdos e conceitos básicos e fundamentais do tratamento biológico tipo Lodos Ativados.

 A penúltima etapa trata do Controle Laboratorial, com explicações de práticas laboratoriais simples e de fácil execução para o acompanhamento e controle do sistema biológico. No encerramento, os alunos terão acesso a informações sobre o guia rápido para encontrar as soluções para diversos problemas operacionais catalogados.

Quem ministra as aulas é Mario Peirano, químico pela PUC, com complementação curricular em Engenharia Química na UFRGS, Curso de Especialização em Engenharia Ambiental pela Japan International Cooperation Agency (JICA) no Japão, Doutor em Engenharia Sanitária e Ambiental através do Imperial College – Universidade de Londres. É autor de mais de 60 artigos técnicos publicados em diversas Revistas Técnicas Nacionais e Internacionais. No Rio Grande do Sul, implementou o primeiro Reciclo Total de Efluentes Líquidos Industriais. Em 2006, recebeu o II Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS. Os interessados podem fazer as inscrições pelo e-mail educacao@proamb.com.br ou pelo telefone 54 3055.8703.

 

Workshop sobre segurança com produtos químicos

A outra atividade de qualificação prevista para esse mês é o Workshop em Segurança e Manuseio de Produtos Químicos (incompatibilidades no transporte e armazenagem). O treinamento ocorre no dia 24 de novembro, das 08h às 12h, com conteúdo dividido em dois módulos: Segurança e Manuseio de Produtos Químicos (efeitos dos produtos químicos sobre a saúde humana; equipamentos de proteção, manuseio correto e embalagens adequadas de cada tipo de produto químico) e Incompatibilidade Química (armazenagem e transporte de produtos químicos e contenção de derramamento). 

Quem ministra a capacitação é a instrutora Eliane Daltoé, formada em Química pela Ulbra, com experiência de 20 anos na indústria do segmento e experiência em empresas como a Petrobrás, Braskem e Yara Fertilizantes, atuando como pesquisadora e analista de laboratório, além de vendas em corporações como Stahl, Ipiranga, Rhodia e Quimisa. As inscrições custam a partir de R$ 300,00 e podem ser feitas pelo e-mail educacao@proamb.com.br ou pelo telefone 54 3055.8703. As vagas são limitadas.

 

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb