Imprensa

28/01/2016

Gestão e tratamento de efluentes líquidos trazem mais que benefícios ambientais

A presença de agentes químicos em ecossistemas aquáticos, como rios, lagos e mares pode representar grande risco às pessoas, animais e ao meio ambiente como um todo. Os órgãos ambientais alertam que se o efluente líquido resultante de um processo industrial causar, ou possuir potencial para causar, efeitos tóxicos ao meio líquido onde for lançado, os responsáveis poderão arcar com pesadas sanções e multas.

Na visão de muitos dirigentes, lidar com gestão e tratamento de efluentes líquidos gerados pelos processos industriais ainda é uma espécie de tabu. Eles veem como um esforço empresarial sem perspectivas de retorno. Porém, não é a maneira correta de encarar o problema. Quando bem informados, os empresários vão concluir que o correto tratamento de efluentes traz resultados concretos em melhoria de processos, economia de insumos produtivos e elevação do conceito da empresa em imagem de marca.

Os processos de tratamento de efluentes líquidos têm evoluído muito em pesquisa e tecnologia. A reutilização desses efluentes, por exemplo, surge como solução importante. Além de evitar o lançamento ao meio ambiente, contribui para diminuir o custo das empresas com captação de água. Também é uma forma de minimizar a dependência da água, que, cada vez mais, se torna mais escassa e cara para as empresas.

Para saber mais como sua empresa pode se beneficiar de um eficaz tratamento de efluentes líquidos, consulte a Assessoria da Fundação Proamb, que tem competência e estrutura para desenvolver projetos adequados e eficazes de gestão e tratamento.

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb