Imprensa

11/03/2016

Sistema energético pode ser explorado de diversas maneiras

Desde que foi descoberta a energia elétrica vem se tornando fundamental nos dias de hoje. Ter energia significa maior disponibilidade de bens e serviços, assim como também maior conforto e qualidade de vida.

Estudos atuais revelam que a expectativa é aprofundar a exploração de recursos naturais ainda mais no futuro, o que favorece o mercado de energias renováveis, ou seja, a produção de energia limpa capaz de abastecer cidades e preservar o meio ambiente.

Um estudo desenvolvido pelo engenheiro de tecnologia e normalização na gerência de Alternativas Energéticas – CEMIG, Claudio Homero Ferreira da Silva, mostra que a construção do sistema energético pode ser explorado de diversas maneiras. A ideia é entender melhor as possíveis fontes de energia, sistemas de transformação e usos finais e desta forma conseguir implantar os sistemas de forma mais adequada.

Segundo Claudio o sistema energético pode usufruir de diversas oportunidades para gerar energia. Sistemas hídricos, do petróleo, gás natural, carvão mineral, energia eólica, geotérmica, solar, biomassa entre outras entram para a lista de oportunidades. Cada uma delas precisa de pesquisas e maneiras adequadas para serem utilizadas.

Apesar de o Brasil obter diversas áreas propícias em investimentos renováveis, ainda possui inúmeros obstáculos para a concretização desses planos, dentre eles estão o aumento de impostos perante os equipamentos. Do ponto de vista empresarial a produção de energia renovável no país está caminhando para o lado promissor, porém ainda é necessário desenvolver uma tecnologia nacional e ter políticas públicas a favor.


Fonte: BiomassaBR

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb