Imprensa

28/09/2015

Tecnologia aumenta captura de energia solar

A Airlight Energy Em parceria com a IBM Research, de Zurique, Suíça, desenvolveu um novo formato para captura de energia gerada pelo sol.

A Solar Sunflower, é uma estrutura com 36 painéis solares arranjados em forma de girassol, a Airlight aposta nisso para revolucionar o mercado de energia solar, porque o design é capaz de intensificar a captura de energia.

Segundo as empresas com ele, o Sol é transformado em cerca de 5.000 sóis. Combinando energia fotovoltaica e termal, a Solar Sunflower permite uma eficiência de 80% na produção de energia. Além disso, os 36 painéis são feitos de alumínio, material mais barato do que os outros.

Para resfriar a estrutura da Solar Sunflower a Airlight usa uma tecnologia aplicada pela IBM para diminuir a temperatura de seus supercomputadores: água. A temperatura é transferida da Solar Sunflower para a água.

A tecnologia produz 12 kW de energia fotovoltaica (além de 21 kW de energia termal usada para outros fins). Apesar da novidade empolgar, o projeto ainda precisa de ajustes como aumentar a produção de energia de cada estrutura, e o fato de que a energia utilizada só pode ser capturada durante o dia, além de precisar de bastante incidência de luz.

 

Fonte: Energio Nordeste

-

Compartilhe isto:


Galeria de Imagens

Comente esta Notícia
+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb