Responsabilidade Social

Viva a Natureza

Viva a Natureza

O Projeto Viva a Natureza, tem um fundamento socioambiental. Por meio de instrumentos culturais, faz a abordagem didático pedagógica de forma lúdica e traz para o público infantojuvenil um tema relevante e fundamental para a conservação da própria vida no planeta.

O projeto viabiliza ao público alvo, composto de crianças e adolescentes de 4 à 12 anos, das escolas públicas e particulares de Bento Gonçalves e região, público convidado, formadores de opinião, entrar em sintonia com os temas ambientais e com a situação atual em que se encontram os recursos naturais e o meio ambiente.

A utilização de instrumentos como o teatro, a literatura e as artes plásticas, oportuniza ao público em foco a ampliação de seu universo cultural, o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e o incentivo ao protagonismo.

A Fundação Proamb acredita que a educação ambiental direcionada para crianças e adolescentes é a melhor e mais eficiente forma de ampliar o conhecimento e incentivar uma real transformação cultural para a mudança de consciência ambiental com uma visão mais cooperativa e responsável.

O Viva a Natureza é um projeto em que não há cobrança de ingressos para as suas atividades, sendo totalmente gratuito. Viabiliza a participação e a convivência de crianças e adolescentes de todas as classes sociais, ou seja, alunos de escolas públicas e particulares, permitindo uma total integração entre o público participante do projeto de maneira democrática e igualitária.


Compartilhe isto:


Edição 2008

Em sua 3ª edição, o projeto Viva a Natureza aborodu o tema do Aquecimento Global. Os jovens discutiram sobre as causas e possíveis soluções para este problema. além de aprenderem sobre a importância da consciência e preservação ambiental.

O livro e o teatro "O Destino de Réia", contam a história do Planeta Terra (Réia), desde sua criação até o surgimento do homem. Demonstra o sofrimento causado pelo ser humano, mas no final deixa uma ponta de esperança nas mãos das crianças. 


Galeria de Imagens

Edição 2010

O tema abordado pela 4ª edição do projeto Viva a Natureza, foram as árvores, suas diferentes espécies e características. Tabém foi apresentada a ideia de planejar o futuro, plantando árvores para criar um mundo melhor.

O livro e o teatro "A árvore do planeta do era uma vez" mostram a história de três crianças que viajam ao "planeta do era uma vez", onde elas conhecem alguns tipos de árvores, e aprendem a importância de cuidar das plantas.


Galeria de Imagens

Edição 2012

O projeto Viva a Natureza, que em 2012 teve sua 5ª edição, buscou, através da educação ambiental, desenvolver nas crianças e jovens uma consciência por meio da vivência, transformando as diferentes realidades. Na edição de 2012, o projeto teve como tema o Consumo Consciente e foram disponibilizadas diferentes abordagens lúdicas e didáticas, relacionando o consumo consciente com a realidade infanto-juvenil.

Para vivenciar o tema e dar vida cênica ao contexto de sustentabilidade, “O Segredo de Maria Amália” foi revelado ao público, através da apresentação de peça teatral. Na apresentação o ato de consumir foi tratado como uma prática permanente de cidadania, abordado de forma lúdica, com o encantamento, qualidade de cenários e interpretações, pensados e elaborados de forma inédita para o evento.

Acesse o link e assista o vídeo da peça teatral http://www.youtube.com/watch?v=mE6nDpfm5tE&feature=youtu.be


Galeria de Imagens

Edição 2013

Na 6ª edição do Projeto Viva a Natureza, em 2013, foi abordada a temática água.

Com a missão de informar, educar e influenciar positivamente os alunos participantes deste projeto e incentivá-los a serem agentes de disseminação e transformação, o Viva Natureza, foi realizado em 2013, ano instituído pela ONU como o “Ano Internacional para a Cooperação pela Água”.

Os recursos hídricos são essenciais para que haja vida, e se encontram ameaçados em função da poluição, da má utilização e do desperdício deste recurso.

Em mais uma oportunidade o projeto viva Natureza foi apresentado em um evento técnico científico voltado a temática ambiental, possibilitando ao seu público alvo uma vivência mais efetiva das questões que envolvem os recursos hídricos e apontando soluções práticas que podem ser inseridas no cotidiano das crianças e adolescentes.

O livro e o teatro deste ano foi “O Encanto da Cascata”, que conta a história da índia Aracê e seu animal de estimação, o macaco, Xerimbabo. Os dois descobrem sobre a importância de cuidar da água, e transmitem ao expectador suas descobertas.


Galeria de Imagens

Edição 2014

A 6ª edição do Projeto Viva a Natureza, teve continuidade durante o ano de 2014 e continuou abordando a temática água.

O projeto tem a missão de informar, educar e influenciar positivamente os alunos participantes e incentivá-los a serem agentes de disseminação e transformação.

Os recursos hídricos são essenciais para que haja vida, e se encontram ameaçados em função da poluição, da má utilização e do desperdício deste recurso, por isso, são abordados de forma lúdica pelo Viva a Natureza.

Neste ano, continuaram em alta, o livro e o teatro “O Encanto da Cascata”, que conta a história da índia Aracê e seu animal de estimação, o macaco, Xerimbabo. Os dois descobrem sobre a importância de cuidar da água, e transmitem ao expectador suas descobertas.


Galeria de Imagens

+55 (54) 3055.8700 / 99109.1113 / 99128.6149 - proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2013 | Fundação Proamb