CURSOS

Estruturação de Concessões de Gestão de Resíduos para Gestores Públicos


    A gestão de resíduos sólidos no Brasil tem sido um grande desafio, especialmente tendo em vista que 96% dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são destinados a aterros sanitários sem nenhuma forma de tratamento ou recuperação de energia por processos tecnológicos existentes e economicamente viáveis, e 42% dos RSU são destinados para lixões e aterros controlados, o que configura crime ambiental e traz severos danos ao meio ambiente e a saúde pública. 


    O novo marco do saneamento (Lei nº 14.026/2020) alterou a Lei Nacional do Saneamento (Lei nº 11.445/2007), trazendo a obrigação de todos os Municípios do Brasil em assinarem contratos de concessão, sendo vedado contratos de convênio, programa, precários ou outras formas quando há a delegação de parte ou a totalidade dos serviços de manejo de RSU para empresas privadas (art. 10 da Lei nº 11.445/2007, com redação dada pela Lei nº 14.026/2020). O descumprimento pode configurar a prática de crime de improbidade administrativa. 


    Para se adequarem à nova Lei e atenderem a obrigação de disposição apenas de rejeitos em aterros sanitários (art. 3º da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010), torna-se imprescindível a estruturação de contratos de concessão que preveem uma estrutura tarifária que possa permitir a implementação de sistemas de reciclagem, tratamento e recuperação energética de RSU). Além dos aspectos legais, também serão abordados os assuntos referentes às possibilidades tecnológicas existentes no mercado, envolvendo tratamentos prévios e preparação do resíduo para uso adequado nas diferentes rotas para recuperação térmica.


    O objetivo do curso será capacitar gestores públicos, sob uma óptica multidisciplinar dos aspectos jurídicos, econômico-financeiros, técnicos, ambientais, sociais, regulatórios, políticos e de comunicação que envolvem a estruturação de concessões administrativas ou patrocinadas (Parcerias Público Privadas – PPPs), seja por meio de empresa contratada, Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI ou Manifestação de Interesse Privado – MIP (Lei nº 8.987/95 e Decreto nº 8.428/2015). Os participantes também serão capacitados para compreender as diferentes formas de processamento e tratamentos térmicos com valorização do resíduo, considerando as melhores práticas e tecnologias disponíveis a nível mundial.


Período: de 02/08/22 à 08/09/22

Horário: Terças e Quintas, 19h às 21h30

Carga horária: 30hs

*Turmas com até 35 alunos


Mais informações:
fpe@proamb.com.br
(54) 3055-8711

Organização: PROAMB e ABREN
Realização: PROAMB


DATA: 02/08/2022

HORA: 19:00H

LOCAL: Online Ao Vivo

Conteúdos

Introdução à Política Pública. Instrumentos de efetivação de Políticas Públicas. Governança Ambiental E Instrumentos de Governança Ambiental. Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos (GSIR). Aspectos integrantes da GSIR.
Introdução ao direito administrativo. Introdução aos contratos públicos. Lei nº 8.666/93. Lei nº 11.079/2004 (PPPs). Regime contratual de concessão patrocinada. Projeto de constituição de PPP. Aspectos licitatórios. Análise de cláusulas de contrato de concessão. Reequilíbrio econômico-financeiro.
Introdução à Economia Circular. Tipos de coleta seletiva e seus impactos no processo de recolhimento e segregação de materiais. Integração da coleta seletiva ao tratamento mecânico biológico. Planos de Educação e Conscientização no âmbito da coleta seletiva. Impactos econômicos, sociais e ambientais da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para valorização de Resíduos Sólidos.
Introdução ao processo de licenciamento ambiental. Procedimento RAS. Procedimento EIA/RIMA. Avaliação Ambiental Integrada. Termo de Referência. Licença Prévia. Licença de Instalação. Licença de Operação. Licenciamento ambiental estratégico. Licenciamento de Usinas de Recuperação Energética.
Panorama de tratamento térmico de resíduos sólidos. Avaliação da rota tecnológica para o tipo de resíduo. Incineração por grelhas móveis e leito fluidizado. Gaseificação em leito fluidizado e resíduos com baixo PCI. Pirólise para produção de óleo ou eletricidade. Sistema de tratamento de gases (APC).
Panorama do coprocessamento. Normas, resoluções e portarias vigentes para coprocessamento de resíduos. Aspectos técnicos ambientais da fabricação e CDR e coprocessamento. Funcionamento e operação de uma planta de fabricação de CDR. Gravimetria de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso do projeto BN Umwelt/EnvitecPRO/Dornier/PROAMB (Brasil-Alemanha).
CONHEÇA O

Corpo docente

Investimento:

R$ 3.300,00, ou parcelado em três vezes de R$ 1.200,00

+30
anos
DE EXPERIÊNCIA
Empresa
Certificada
ISO 14001 | ISO 9001 | ISO 17025

7 unidades
de negócio

Entrar em contato no WhatsApp
Fale com nosso Time! --->
1 Entrar em contato no WhatsApp
Fale com nosso Time! --->
1
Converse com a nossa IA ->